Computação Grafica::Instalando Unity3D em Linux

Breve Guia de Instalação de Unity3D 5  em Linux

Este guia é para variantes de Debian Linux (Ubuntu, etc).

Baixe o pacote

Vá para o fórum de Unity para Linux e baixe a última versão (será o último post do Fórum): https://forum.unity3d.com/threads/unity-on-linux-release-notes-and-known-issues.350256/

Na ultima versao (5.5 – Setembro de 2016) o .deb possuía 2,6 GB e ocupava, instalado 6,6 GB. Isso você deve ter disponível em seu computador. Se você tiver alguma dificuldade, fale com o professor.

Instale

Vá para onde você baixou e clique no pacote .deb:

unity1

Vai abrir o Ubuntu Software Center, aguarde um tempo que demora para ele ler um pacote tão grande. Mande instalar. Ao final deve aparecer:

unity2

Abra Unity 5

Vá no lançador do Ubuntu, digite “unity” e clique no ícone do Unity (não tente chamar pela linha de comando):

unity3

Vai abrir a ápgina de registro do software. Você deve ter criado uma conta no site da Unity para poder ir adiante:

unity4

Entre com seus dados ou crie uma conta no link existente na janela de registro e va adiante. A não ser que você trabalhe com Unity e possua uma conta comercial/profisional, escolha a versao “Estudante”:

unity5

Escolha o contrato de licenciamemtno mais adequado a você (se você teve seiu primeiro contato com Unity3D nesta disciplina, escolha estudante):

unity6

Responda o questionário que lhe sera apresnetado (não é necessário preencher tudo) e pronto:

unity7

Agora você está pronto para criar seu primeiro projeto em Unity3D. Vamos testar? Clique em “new project”:

unity8

Escolha um nome e o local e selecione “3D”:

unity9

Vai abrir o Editor do Unity com a seguinte interface:

unity10

Você está pronto para usar Unity3D em Linux!

Links Uteis

Sobre o Autor

possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutorado Acadêmico (Dr. rer.nat.) em Ciências da Computação pela Universidade de Kaiserslautern (1996). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Sistemas de Informação. Tem experiência nas áreas de Informática em Saúde, Processamento e Análise de Imagens e Engenharia Biomédica, com ênfase em Telemedicina, Telerradiologia, Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico por Imagem e Processamento de Imagens Médicas, com foco nos seguintes temas: analise inteligente de imagens, DICOM, CBIR, informática médica, visão computacional e PACS. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital - INCoD. Foi o criador e primeiro Coordenador do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina no âmbito do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde e da OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde e criador do Núcleo Santa Catarina da RUTE - Rede Universitária de Telemedicina.