Esta página possui um breve Guia de Instalação do Unreal Engine em Linux. Possui também links para páginas que consideramos úteis. O objetivo é apenas prover uma ajuda adicional: consideramos que um acadêmico de Ciências da Computação deve ser capaz de instalar e configurar aplicativos avançados em Linux. Testado em: - Ubuntu 14.04 - 8GB - Ubuntu 16.04 - 16GB A última versão com a qual testamos este tutorial é Unreal 4.20.3
Contents
Breve Guia
Verifique os Requisitos da Plataforma
Requsitos: Para instalar Unreal Engine 4 em seu computador você vai necessitar de:
- uma máquina com pelo menos 8 GB de RAM
- uma distribuição atualizada de Linux 64 bits (testamos com Ubuntu 14.04 LTS AMD 64 e Ubuntu 16.04 LTS AMD 64).
Se você não possui um Linux com estas características, sugerimos instalar antes de ir adiante neste tutorial.
Verifique os Requisitos de Software Aplicativo/Básico/Bibliotecas
Compilador C#
UE4 necessita que o compilador C# mono esteja instalado com suas bibliotecas. Faça:
sudo apt-get install mono-complete
Se você tiver problemas, olhe aqui:
- http://www.mono-project.com/docs/getting-started/install/linux/#debian-ubuntu-and-derivatives
- http://www.mono-project.com/docs/getting-started/install/linux/#usage
IDE de Desenvolvimento C++
Você vai necessitar de uma IDE de desenvolvimento C++ compatível com os arquivos de projeto/workspace exportados pleo UE4. UE4 usa dois formatos:
- .pro para QtCreator
- .workspace para CodeLite
Não adianta tentar usar NetBeans ou Eclipse.
- Para instalar QtCreator: Use o Ubuntu Software Center ou instale e use Synaptic. Caso deseje fazer na mão, em https://www.qt.io/download-open-source/ há um instalador.
- Para instalar CodeLite: NÃO use aptitude, o PPA do Ubuntu é jurássico. Baixe o instalador diretamente de http://codelite.org/
QtCreator com o código do exemplo que vamos trabalhar a seguir:
CodeLite com o código do exemplo que vamos trabalhar a seguir:
Bibliotecas de Suporte
As seguintes coisas ainda têm de estar presentes para que UE4 compile adequadamente durante a instalação:
build-essential mono-gmcs mono-xbuild mono-dmcs libmono-corlib4.0-cil libmono-system-data-datasetextensions4.0-cil libmono-system-web-extensions4.0-cil libmono-system-management4.0-cil libmono-system-xml-linq4.0-cil cmake dos2unix clang xdg-user-dirs
O controle de dependências deveria resolver isso sem sua intervenção, mas às vezes não funciona. Melhor adicionar manualmente antes de começar a instalar UE4.
Driver nativo da Placa Gráfica
Se você tem uma placa com GPU (necessário para UE4), Linux pode não ter instalado o driver nativo da placa e estar usando emulação via software. Isto é proibitivamente lento e não vai deixar você trabalhar.
Verifique se você está com o driver nativo de sua placa instalado olhando aqui:
Tem que aparecer o nome do fabricante de sua placa (NVidia, Intel ou ATI) junto do nome do driver. Se aparecer algo como “Gallium v *.*” você está emulando a placa via software. Veja as instruções do fabricante de como baixar a instalar o driver mais atual.
- Para a NVidia, por exemplo, aqui há instruções: http://www.binarytides.com/install-nvidia-drivers-ubuntu-14-04/
- E aqui estãoo so drivers: http://www.nvidia.com/Download/index.aspx
Se você não sabe o modelo da placa gráfica que possui, faça:
lshw -c video
Tem que aparecer algo como:
*-display description: VGA compatible controller product: G84 [GeForce 8600 GT] vendor: NVIDIA Corporation physical id: 0 bus info: pci@0000:01:00.0 version: a1 width: 64 bits clock: 33MHz capabilities: pm msi pciexpress vga_controller bus_master cap_list rom configuration: driver=nvidia latency=0 resources: irq:48 memory:f8000000-f8ffffff memory:c0000000-dfffffff memory:f6000000-f7ffffff ioport:cf00(size=128) memory:f9000000-f901ffff
Se você está usando um driver nativo mas não sabe se é a última versão, faça o seguinte:
1. Atualize as informações e bibliotecas de pacotes:
sudo apt-get update sudo apt-get upgrade
Depois, você pode olhar em Additional Drivers:
Lá vão aparecer os drivers de terceiros disponíveis no seu sistema:
Garanta que a última versão esteja sendo usada.
Baixe Unreal e Atualize o Linux
Em um terminal, execute os seguintes comandos para baixar os fontes, atualizar o seu Linux com os pacotes necessários e construir a estrutura de pastas que o Unreal vai necessitar:
$ git clone -b 4.12 https://github.com/EpicGames/UnrealEngine.git $ # or if you are using ssh authentication: $ # git clone -b 4.12 git@github.com:EpicGames/UnrealEngine.git $ cd UnrealEngine $ sudo ./Setup.sh $ ./GenerateProjectFiles.sh
- Execute Setup.sh
- Execute GenerateProjectFiles.sh
Setup.sh vai verificar o satyus de vários pacotes em seu Linux e baixar a instalar o que for necessário. Isto vai levar algum tempo, dependendo do que já estiver instalado no seu Linux e da velocidade da sua conexão Internet. Sugerimos executar Setup.sh como superusuário.
Caso não tenha funcionado
Vá para https://docs.unrealengine.com/en-us/Platforms/Linux/BeginnerLinuxDeveloper/SettingUpAnUnrealWorkflow e dê uma lida. Unreal está constantemente atualizando o Git e a forma de instalação.
system has at least ten (10) gigabytes of disk space before performing the following steps.
Compile Tudo
Agora que está tudo preparado, compile o UnrealEngine em seu computador. Há um Makefile que foi gerado customizado pronto na pasta UnrealEngine. Se você ainda está nela, então basta digitar:
$ make -j4
que a compilação vai iniciar. O parâmetro -j* depende de quantos cores você possui. Se você não puser nada, também funciona mas compila em um core só e fica BEEEM lento. Não adianta exagerar, que também não rola. Para um Core i7 padrão, -j4 é adequado.
Ao final (aproximadamente 4 horas de compilação em um i7 8 GB) o seu terminal deve ficar assim:
Teste para ver se está rodando
Em um terminal, a partir da pasta do Unreal você pode invocar o Lançador do Unreal da seguinte forma:
$ ./Engine/Binaries/Linux/UE4Editor
Ao rodar da primeira vez, o Unreal vai realizar uma serie de ajustes, que podem demorar bastante tempo. SE o Unreal determinar a falta de alguma coisa, pode ser que resolva compilá-la ainda. Isso pode levar mais algum tempo (aqui um exemplo em Ubuntu 16.04):
A finalmente estar tudo pronto, deve abrir a seguinte janela:
Apareceu para você? Então está pronto para começar a desenvolver aplicações gráficas usando um game engine.
Vá agora para a página Criando sua Primeira Aplicação no Unreal Engine em Linux
Links Úteis
O guia acima foi produzido com base em uma série de referências, em especial blogs e material fornecido pelo próprio fabricante do software. Abaixo as referências originais.