Computação Gráfica::Guia de Instalação do Unreal Engine em Linux

Esta página possui um breve Guia de Instalação do Unreal Engine em Linux.
Possui também links para páginas que consideramos úteis. 
O objetivo é apenas prover uma ajuda adicional: consideramos que um acadêmico de Ciências da Computação
deve ser capaz de instalar e configurar aplicativos avançados em Linux.
Testado em:
- Ubuntu 14.04 - 8GB
- Ubuntu 16.04 - 16GB
A última versão com a qual testamos este tutorial é Unreal 4.20.3

Breve Guia

Verifique os Requisitos da Plataforma

Requsitos: Para instalar Unreal Engine 4 em seu computador você vai necessitar de:

  1. uma máquina com pelo menos 8 GB de RAM
  2. uma distribuição atualizada de Linux 64 bits (testamos com Ubuntu 14.04 LTS AMD 64 e Ubuntu 16.04 LTS AMD 64).

Se você não possui um Linux com estas características, sugerimos instalar antes de ir adiante neste tutorial.

Verifique os Requisitos de Software Aplicativo/Básico/Bibliotecas

Compilador C#

UE4 necessita que o compilador C# mono esteja instalado com suas bibliotecas. Faça:

sudo apt-get install mono-complete

Se você tiver problemas, olhe aqui:

IDE de Desenvolvimento C++

Você vai necessitar de uma IDE de desenvolvimento C++ compatível com os arquivos de projeto/workspace exportados pleo UE4. UE4 usa dois formatos:

  • .pro para QtCreator
  • .workspace para CodeLite

Não adianta tentar usar NetBeans ou Eclipse.

  • Para instalar QtCreator: Use o Ubuntu Software Center ou instale e use Synaptic. Caso deseje fazer na mão, em https://www.qt.io/download-open-source/ há um instalador.
  • Para instalar CodeLite: NÃO use aptitude, o PPA do Ubuntu é jurássico. Baixe o instalador diretamente de http://codelite.org/

QtCreator com o código do exemplo que vamos trabalhar a seguir:

QTCreator

CodeLite com o código do exemplo que vamos trabalhar a seguir:

codelite

Bibliotecas de Suporte

As seguintes coisas ainda têm de estar presentes para que UE4 compile adequadamente durante a instalação:

build-essential mono-gmcs mono-xbuild mono-dmcs libmono-corlib4.0-cil libmono-system-data-datasetextensions4.0-cil 
libmono-system-web-extensions4.0-cil libmono-system-management4.0-cil libmono-system-xml-linq4.0-cil cmake 
dos2unix clang xdg-user-dirs

O controle de dependências deveria resolver isso sem sua intervenção, mas às vezes não funciona. Melhor adicionar manualmente antes de começar a instalar UE4.

Driver nativo da Placa Gráfica

Se você tem uma placa com GPU (necessário para UE4), Linux pode não ter instalado o driver nativo da placa e estar usando emulação via software. Isto é proibitivamente lento e não vai deixar você trabalhar.

Verifique se você está com o driver nativo de sua placa instalado olhando aqui:

details

Tem que aparecer o nome do fabricante de sua placa (NVidia, Intel ou ATI) junto do nome do driver.  Se aparecer algo como “Gallium v *.*” você está emulando a placa via software. Veja as instruções do fabricante de como baixar a instalar o driver mais atual.

Se você não sabe o modelo da placa gráfica que possui, faça:

lshw -c video

Tem que aparecer algo como:

  *-display               
       description: VGA compatible controller
       product: G84 [GeForce 8600 GT]
       vendor: NVIDIA Corporation
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:01:00.0
       version: a1
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress vga_controller bus_master cap_list rom
       configuration: driver=nvidia latency=0
       resources: irq:48 memory:f8000000-f8ffffff memory:c0000000-dfffffff memory:f6000000-f7ffffff ioport:cf00(size=128) memory:f9000000-f901ffff

Se você está usando um driver nativo mas não sabe se é a última versão, faça o seguinte:

1. Atualize as informações e bibliotecas de pacotes:

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Depois, você pode olhar em Additional Drivers:

drivers1

Lá vão aparecer os drivers de terceiros disponíveis no seu sistema:

Screenshot from 2016-09-26 06:30:52

Garanta que a última versão esteja sendo usada.

Baixe Unreal e Atualize o Linux

Em um terminal, execute os seguintes comandos para baixar os fontes, atualizar o seu Linux com os pacotes necessários  e construir a estrutura de pastas que o Unreal vai necessitar:

$ git clone -b 4.12 https://github.com/EpicGames/UnrealEngine.git
$ # or if you are using ssh authentication: 
$ # git clone -b 4.12 git@github.com:EpicGames/UnrealEngine.git
$ cd UnrealEngine
$ sudo ./Setup.sh
$ ./GenerateProjectFiles.sh

 

  • Execute Setup.sh
  • Execute GenerateProjectFiles.sh

 

Setup.sh vai verificar o satyus de vários pacotes em seu Linux e baixar a instalar o que for necessário. Isto vai levar algum tempo, dependendo do que já estiver instalado no seu Linux e da velocidade da sua conexão Internet. Sugerimos executar Setup.sh como superusuário.

Caso não tenha funcionado

Vá para https://docs.unrealengine.com/en-us/Platforms/Linux/BeginnerLinuxDeveloper/SettingUpAnUnrealWorkflow e dê uma lida. Unreal está constantemente atualizando o Git e a forma de instalação.

system has at least ten (10) gigabytes of disk space before performing the following steps.

Compile Tudo

Agora que está tudo preparado, compile o UnrealEngine em seu computador. Há um Makefile que foi gerado customizado pronto na pasta UnrealEngine. Se você ainda está nela, então basta digitar:

$ make -j4

que a compilação vai iniciar. O parâmetro -j* depende de quantos cores você possui. Se você não puser nada, também funciona mas compila em um core só e fica BEEEM lento. Não adianta exagerar, que também não rola. Para um Core i7 padrão, -j4 é adequado.

Ao final (aproximadamente 4 horas de compilação em um i7 8 GB)  o seu terminal deve ficar assim:

Screenshot from 2016-09-25 07:15:39

Teste para ver se está rodando

Em um terminal, a partir da pasta do Unreal você pode invocar o Lançador do Unreal da seguinte forma:

$ ./Engine/Binaries/Linux/UE4Editor

Ao rodar da primeira vez, o Unreal vai realizar uma serie de ajustes, que podem demorar bastante tempo. SE o Unreal determinar a falta de alguma coisa, pode ser que resolva compilá-la ainda. Isso pode levar mais algum tempo (aqui um exemplo em Ubuntu 16.04):

unreal-16-1

A finalmente estar tudo pronto, deve abrir a seguinte janela:

Screenshot from 2016-09-25 09:08:48

Apareceu para você? Então está pronto para começar a desenvolver aplicações gráficas usando um game engine.

Vá agora para a página Criando sua Primeira Aplicação no Unreal Engine em Linux

Links Úteis

O guia acima foi produzido com base em uma série de referências, em especial blogs e material fornecido pelo próprio fabricante do software. Abaixo as referências originais.

Guias de Instalação

  1. https://wiki.unrealengine.com/Building_On_Linux#Getting_Started

Tutoriais Externos e Listas de Exercícios

  1. http://unrealbrasil.com.br/category/tutoriais/
  2. https://www.raywenderlich.com/97058/unreal-engine-tutorial-for-beginners-part-1
  3. https://docs.unrealengine.com/latest/INT/Programming/Tutorials/
  4. https://docs.unrealengine.com/latest/INT/Videos/

Sobre o Autor

possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutorado Acadêmico (Dr. rer.nat.) em Ciências da Computação pela Universidade de Kaiserslautern (1996). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Sistemas de Informação. Tem experiência nas áreas de Informática em Saúde, Processamento e Análise de Imagens e Engenharia Biomédica, com ênfase em Telemedicina, Telerradiologia, Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico por Imagem e Processamento de Imagens Médicas, com foco nos seguintes temas: analise inteligente de imagens, DICOM, CBIR, informática médica, visão computacional e PACS. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital - INCoD. Foi o criador e primeiro Coordenador do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina no âmbito do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde e da OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde e criador do Núcleo Santa Catarina da RUTE - Rede Universitária de Telemedicina.