Reconhecimento de Padrões

Métodos, técnicas e ferramentas para aprendizado e classificação de dados  construction

Reconhecimento de Padrões (Pattern Recognition em Inglês) é a disciplina que se ocupa da extração e identificação de informações em grandes quantidades de dados, que podem ser numéricos, como imagens ou sons, ou simbólicos, como bases de dados, informações estatísticas, etc.

Obs.: Página em construção. Muita coisa ainda está na página antiga da disciplina.

1. Introdução

2. Técnicas Simbólicas: Aprendizado de Máquina

3. Técnicas Subsimbólicas: Redes Neurais

4. Raciocínio Baseado em Casos – Estendendo RP com um Framework de IA

5. Técnicas Estatísticas

6. Gerando Padrões: Análise de Sinais e Imagens

7. Páginas de Suporte e Tutoriais

8. Páginas de Exercícios

9. Dados para a Realização dos Trabalhos

10. Página antiga da Disciplina


Computer Graphics Industry Day 2019 com indústria de games e tecnologia têxtil
Posted 2 meses ago

Nesta quinta-feira, dia 18/06/2019, tivemos mais um Computer Graphics Industry Day. Este é um evento promovido todo semestre pela Disciplina de Computação Gráfica do curso de Ciências da computação da…

Computer Graphics Industry Day 2019 com indús…
Aula de Motion Capture para a turma 2019.1 de INE 5420 – Computação Gráfica
Posted 3 meses ago

Este semestre mais um vez tivemos uma aula de Motion Capture para a disciplina INE 5420 - Computação Gráfica em parceria com o Curso de Design Gráfico da UFSC.  A…

Aula de Motion Capture para a turma 2019.1 de…
Combinando Visão Estéreo e Reconhecimento de Objetos para Identificação de Ameaças
Posted 6 meses ago

Estamos trabalhando em um novo método combinando Visão Estéreo e Reconhecimento de Objetos com Redes Neurais Convolucionais para Identificação de Ameaças/Pontos de Interesse na navegação veicular autônoma.

Identificação&Segmentação de Objetos com…

Combinando Visão Estéreo, Fluxo Ótico e Recon…
Computação Gráfica e Desenvolvimento de Games por Paulo Ítalo Medeiros, Gerente de Design de Games, Hoplon Informática
Posted 10 meses ago

Na aula desta Terça, 16/10/2018 tivemos a Palestra convidada "Computação Gráfica e Desenvolvimento de Games" por Paulo Ítalo Medeiros, Diretor de Arte, Hoplon  (http://www.hoplon.com/site/).

Fundada em 2000, a Hoplon é uma…

Computação Gráfica e Desenvolvimento de Games…
Aula de Motion Capture com Bicicleta para a turma 2018.2 de INE 5420 – Computação Gráfica
Posted 10 meses ago

Este semestre mais um vez tivemos uma aula de Motion Capture para a disciplina INE 5420 - Computação Gráfica em parceria com o Curso de Design Gráfico da UFSC.  A…

Aula de Motion Capture com Bicicleta para a t…
PreviousNext

Sobre o Autor

possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutorado Acadêmico (Dr. rer.nat.) em Ciências da Computação pela Universidade de Kaiserslautern (1996). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Medicina. É também professor e orientador de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Tem experiência nas áreas de Produção de Conteúdo para TV Digital Interativa, Informática em Saúde, Processamento e Análise de Imagens e Engenharia Biomédica, com ênfase em Telemedicina, Telerradiologia, Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico por Imagem e Processamento de Imagens Médicas, com foco nos seguintes temas: analise inteligente de imagens, DICOM, CBIR, informática médica, visão computacional e PACS. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital - INCoD. É também Coordenador Técnico da Rede Catarinense de Telemedicina (RCTM), coordenador do Grupo de Trabalho Normalização em Telessaúde do Comitê Permanente de Telessaúde/Ministério da Saúde e membro fundador e ex-coordenador da Comissão Informática em Saúde da ABNT - ABNT/CEET 00:001.78. Atualmente também é membro da comissão ISO/TC 215 - Health Informatics. Foi coordenador da RFP6 - Conteúdo - do SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital/Ministério das Comunicações. Desde 2007 é Coordenador do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina no âmbito do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde e da OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde e Coordenador do Núcleo Santa Catarina da RUTE - Rede Universitária de Telemedicina.