Reconhecimento de Padrões::Linguagem Mathlab::Exemplos e Tutoriais Básicos em RP

Matlab_Logo

Usando a Licença de Campus do MATLAB da UFSC

A UFSC possui uma licença de campus do MATLAB 2013 que você pode usar tanto em Linux quanto em Windows. Há várias formas de você fazê-lo: No Linux funciona em qualquer computador possuindo IP da UFSC (150.162.xxx.xxx). No Windows e no Moodle existe um serviço remoto. Veja aqui as suas possibilidades:

1. Em um PC Linux em um laboratório na UFSC: Carregue o Linux a partir de uma dos dois imagens-padrão de Ubuntu 14 ou 16 64 bits pelo boot remoto via rede. Basta ligar o computador, se o PXE (carregador de boot remoto) não abir, tecle F12 e espere. Ao aparecer o menu de boot remoto selecione um das versões de Ubuntu ao final da lista.
    1. Alternativamente, Instale o MATLAB 2013 para Linux normalmente no PC de seu laboratório e abra-o.
  2. Em um PC Windows na UFSC ou de casa (usando seu IDUFSC): use o serviço de Desktop Remoto do Windows 2008 Server. Veja as instruções em (Windows) Como conectar ao terminal Acadêmico de softwares?
    1. Aqui há uma FAQ: https://otrs.setic.ufsc.br/otrs/public.pl?Action=PublicFAQZoom;ItemID=891
    2. Clique no ícone do MATLAB (veja figura abaixo) e divirta-se!
  3. Em um PC Linux em sua casa: Instale o Mathlab para Linux normalmente, entre na VPN UFSC com seu IDUFSC e abra o MATLAB.
  4. No VPL (Virtual Programming Lab) no Moodle:  Um exercício ou prova previsto para ser resolvido com código MATLAB  vai abrir o VPL com a configuração correta para rodar MATLAB.
rdesktop

Desktop remoto no Windows 2008 Server rodando de casa em uma linha ADSL padrão (sem VPN)

Splash Mathlab abrindo no desktop remoto (de casa)

Splash do MATLAB abrindo no desktop remoto (de casa)