Deep Learning::Ensinando à Rede: Ferramentas de Anotação

Ferramentas para demarcar objetos em imagens.
Nesta página focamos em software livre e open source.
Alguns produtos e software gratuitos mas não livres também estão listados.

Uma classificação grosseira das diferentes ferramentas de anotação e de suas funções e possibilidades de aplicação é dada abaixo:

Classificação das ferramentas de anotação por função e aplicação

Desktop

1. PixelAnnotationTool: Ferramenta de anotação inteligente com segmentação supervisionada usando divisor de águas.
    1. Software that allows you to manually and quickly annotate images in directories. The method is pseudo manual because it uses the algorithm watershed marked of OpenCV. The general idea is to manually provide the marker with brushes and then to launch the algorithm. If at first pass the segmentation needs to be corrected, the user can refine the markers by drawing new ones on the erroneous areas (as shown on video below).
  4. CSAILVision/LabelMeAnnotationTool: Source code for the LabelMe annotation tool
  5. opensurfaces-segmentation-ui: Segmentation UI from the OpenSurfaces Project
  6. LabelImgPlus, a graphical image annotation tool which supports CLS,DET and SEG
  7. labelme: Image Polygonal Annotation with Python (polygon, rectangle, line, point and image-level flag annotation)
  8. Labelbox: The most versatile data labeling platform for training expert AI

1. Nanonets: Deep Learning API for Object Detection
  2. Labelbox: Ferramenta online open source que pode ser instalada em seu servidor ou na sua máquina para você usar via Browser

1. site: https://www.labelbox.com/
    2. Git: https://github.com/Labelbox/Labelbox
  3. Dataturks: https://dataturks.com/

Produtos

Os anotadores nesta seção são produtos comerciais e estão aqui por questões de completude. O fato sde estarmos listando um determiando produto aqui e de deixarmos de listar outros não indica nenhuma relação de preferência de nossa parte e nem endosso de um ou outro produto, indica apenas que, em uma busca realizada por nós, foram estes que encontramos.

1. Brain Builder Beta – https://info.neurala.com/brain-builder

Revisões e Avaliações

1. Quora: What are the best image annotation tools available out there?
  2. Wikipedia: List of manual image annotation tools