Lançamento de Livro: Developing Programming Courses with Moodle and VPL

capa2 O laboratório de programação (VPL) para Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizado (AVEA) Moodle tem encontrado cada vez mais aplicação no Ensino de Ciência da Computação. Este é o livro para guiar o professor.  VPL é uma ferramenta integrada ao Moodle que oferece um ambiente de programação, debugação e avaliação automática de tarefas de programação que em muito ajuda o professor. Ele é compatível com todas as principais linguagens de programação, inclusive ambientes de Computação Científica, como MATLAB, e simulação e projeto de hardware, como VHDL, e permite à instituição de ensino instalar tudo apenas uma única vez no servidor Moodle, sem se preocupar com atualização de software de computadores de laboratório. Para o professor é uma ferramenta que permite acompanhar online os trabalhos de programação dos alunos, inclusive com a opção de correção automatizada através do uso de Casos de Teste.

O livro (DOI: 10.13140/RG.2.1.1655.8165) é editado pela Editora Bookess e pode ser adquirido aqui: http://www.bookess.com/read/24550-developing-programming-courses-with-moodle-and-vpl/

  O nosso livro Developing Programming Courses with Moodle and VPL agora pode ser encontrado na Amazon: https://www.amazon.com/Developing-Programming-Courses-Moodle-VPL-ebook/dp/B01FE2A9U4?ie=UTF8&keywords=vpl&qid=1462815982&ref_=sr_1_4&s=books&sr=1-4

I believe this book will mark a breakthrough in the material available for professors who would like to start using VPL. The book may also be valuable for those who are currently using the tool, showing them many utilities that probably they have never imagined. From my point of view and based on its content and the way it is written, the book is highly recommended.Juan Carlos Rodriguez Del Pino. Leading author of VPL and associate professor in the Department of Informatics and Systems at the University of Las Palmas de Gran Canaria, Spain.

Sobre Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim

possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutorado Acadêmico (Dr. rer.nat.) em Ciências da Computação pela Universidade de Kaiserslautern (1996). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Sistemas de Informação. É também professor e orientador de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Tem experiência nas áreas de Produção de Conteúdo para TV Digital Interativa, Informática em Saúde, Processamento e Análise de Imagens e Engenharia Biomédica, com ênfase em Telemedicina, Telerradiologia, Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico por Imagem e Processamento de Imagens Médicas, com foco nos seguintes temas: analise inteligente de imagens, DICOM, CBIR, informática médica, visão computacional e PACS. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital - INCoD. É também Coordenador Técnico do Sistema Integrado Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT/SC), coordenador do Grupo de Trabalho Normalização em Telessaúde do Comitê Permanente de Telessaúde/Ministério da Saúde e membro fundador e ex-coordenador da Comissão Informática em Saúde da ABNT - ABNT/CEET 00:001.78. Atualmente também é membro da comissão ISO/TC 215 - Health Informatics. Foi coordenador da RFP6 - Conteúdo - do SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital/Ministério das Comunicações. Foi o criador e primeiro Coordenador do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina no âmbito do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde e da OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde e criador do Núcleo Santa Catarina da RUTE - Rede Universitária de Telemedicina.