Pesquisador visitante na Harvard-MIT

Antonio Carlos Sobieranski é um pesquisador do INCoD atualmente trabalhando como pesquisador visitante na Harvard-MIT Health Sciences and Technology Division, no Bio-Acoustic Mems in Medicine Laboratories (BAMM Labs), Cambridge, MA.

Sua pesquisa no BAMM Labs involve o desenvolvimento de algoritmos de processamento digital de imagens para a plataforma de Point-of-Care (PoC) sem lente. O objetivo desta plataforma de Point-of-Care é prover uma solução portável capaz de obter imagens dos chips de micro-fluídica e contar o número de células injetadas nesses chips.

Os atuais desafios apresentados por este tipo de plataforma é prover imagens de células com uma resolução apropriada, capazes de serem computacionalmente identificadas e contadas, uma vez que a imagem projetada é produzida a partir da sobra do chip de micro-fluídica sobre o CCD.

Com o objetivo de reduzir esta limitação, MSc.Sobieranski está pesquisando técnicas de super resolução baseadas em reconstrução de multi-frames, onde uma imagem em alta-resolução é obtida a partir de várias imagens capturadas a partir de posições ligeiramente diferentes e com taxas de exposição variadas. Este processo é realizado a partir de um conjunto de imagens de entrada em baixa-resolução, que após alinhadas, uma imagem final em alta resolução é obtida pela interpolação dos pixels mais proeminentes do conjunto de entrada. Da mesma forma, um dos objetivos deste projeto é investigar a aplicação desta plataforma para para uma doença endêmica no Brasil.

O projeto é patrocinado pelo programa de cooperação CNPq-MIT, e este envolve a Fundação CERTI e o Instituto Nacional para Convergência Digital, ambos do Brasil, e o BAMM Labs (MIT-Harvard) dos Estados Unidos.

Sobre Aldo von Wangenheim

possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutorado Acadêmico (Dr. rer.nat.) em Ciências da Computação pela Universidade de Kaiserslautern (1996). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Medicina. É também professor e orientador de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Tem experiência nas áreas de Produção de Conteúdo para TV Digital Interativa, Informática em Saúde, Processamento e Análise de Imagens e Engenharia Biomédica, com ênfase em Telemedicina, Telerradiologia, Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico por Imagem e Processamento de Imagens Médicas, com foco nos seguintes temas: analise inteligente de imagens, DICOM, CBIR, informática médica, visão computacional e PACS. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital - INCoD. É também Coordenador Técnico da Rede Catarinense de Telemedicina (RCTM), coordenador do Grupo de Trabalho Normalização em Telessaúde do Comitê Permanente de Telessaúde/Ministério da Saúde e membro fundador e ex-coordenador da Comissão Informática em Saúde da ABNT - ABNT/CEET 00:001.78. Atualmente também é membro da comissão ISO/TC 215 - Health Informatics. Foi coordenador da RFP6 - Conteúdo - do SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital/Ministério das Comunicações. Desde 2007 é Coordenador do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina no âmbito do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde e da OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde e Coordenador do Núcleo Santa Catarina da RUTE - Rede Universitária de Telemedicina.