Computação Gráfica

1 – Programa da Disciplina INE 5420
2 – Páginas de Suporte e Tutoriais
3 – Exercícios e Quizes
4 – Trabalhos de alunos
5 – Links úteis
6 – Bibliografia

Métodos, Técnicas e Ferramentas para Visualização de Dados no Computador:

Nesta disciplina serão vistos os fundamentos de Computação Gráfica, os quais serão implementados exemplarmente no desenvolvimento de um sistema gráfico interativo  e também técnicas avançadas de visualização e raytracing utilizando um raytracer de domínio público e a API OpenGL, tanto em Unix como em MS Windows. Além disso, serão vistos tópicos especiais de aplicação da Computação Gráfica, como Realidade Virtual, CAD e outros.

Sistema Gráfico Interativo desenvolvido pelo aluno Marco S. Souza (2011.1)

Sistema Gráfico Interativo desenvolvido pelo aluno Marco S. Souza (2011.1)

Trabalho de Renderização Avançado do aluno Dalton S.R.F. (2005.1)

Trabalho de Renderização Avançado do aluno Dalton S.R.F. (2005.1)


 


Passo final: Integrando a Modelagem e a Animação em um Jogo desenvolvido com uma Game Engine

Trabalho de Alek Fröhlich e Nicolas Göldner (2020.1):


 

Organização:

Aulas teóricas e práticas com acompanhamento de estagiário de docência do PPGCC.

Pré-requisitos:

Conhecimentos (o que o aluno deve obrigatoriamente saber para esta cadeira):

  • Programação orientada a objetos: Será utilizada a linguagem de programação C++ para a resolução dos exercícios propostos em sala. O aprendizado desta linguagem fica por conta do aluno.
  • Estruturas de dados e algoritmos: Trata-se de uma disciplina com enfase na implementação de algoritmos relativamente complexos e o aluno deve possuir bons conhecimentos de estruturas de dados e boa experiência de programação.
  • Geometria Analítica e Álgebra Linear: Nesta disciplina você vai usar todos os conhecimentos de Geometria Analítica (que você deveria ter aprendido para o Vestibular) e de Álgebra Linear (que faz parte do ciclo básico do nosso Curso de CCO). Se você acha que esqueceu estes conteúdos, aproveite para refrescá-los antes do início do semestre.

Equipamento:

  • Computador Linux (Ubuntu 14.04 ou maior) com pelo menos 8 GB RAM e processador 4-core para execução e desenvolvimento em Game Engines (Sugerimos Core i7 e 16 GB).

Enunciados e Resultados de Trabalhos de Modelagem 3D:

Enunciados e Resultados de Trabalhos de Animação e Games com Modelos  Hierárquicos:

  1. Trabalho de Animação com Modelos Hierárquicos, Motion Capture e Game Engines::Jogo de Pokèmon em Unity ou UE4
  2. Trabalho de Animação com Modelos Hierárquicos, MoCap e Game Engine::Jogo de Pokèmon Ciclista em Unity ou UE4
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Computação Gráfica e Desenvolvimento de Games por Paulo Ítalo Medeiros, Gerente de Design de Games, Hoplon Informática
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Sobre o Autor

possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutorado Acadêmico (Dr. rer.nat.) em Ciências da Computação pela Universidade de Kaiserslautern (1996). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Medicina. É também professor e orientador de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Tem experiência nas áreas de Produção de Conteúdo para TV Digital Interativa, Informática em Saúde, Processamento e Análise de Imagens e Engenharia Biomédica, com ênfase em Telemedicina, Telerradiologia, Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico por Imagem e Processamento de Imagens Médicas, com foco nos seguintes temas: analise inteligente de imagens, DICOM, CBIR, informática médica, visão computacional e PACS. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital - INCoD. É também Coordenador Técnico da Rede Catarinense de Telemedicina (RCTM), coordenador do Grupo de Trabalho Normalização em Telessaúde do Comitê Permanente de Telessaúde/Ministério da Saúde e membro fundador e ex-coordenador da Comissão Informática em Saúde da ABNT - ABNT/CEET 00:001.78. Atualmente também é membro da comissão ISO/TC 215 - Health Informatics. Foi coordenador da RFP6 - Conteúdo - do SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital/Ministério das Comunicações. Desde 2007 é Coordenador do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina no âmbito do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde e da OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde e Coordenador do Núcleo Santa Catarina da RUTE - Rede Universitária de Telemedicina.