Reconhecimento de Padrões

Métodos, técnicas e ferramentas para aprendizado e classificação de dados  construction

Reconhecimento de Padrões (Pattern Recognition em Inglês) é a disciplina que se ocupa da extração e identificação de informações em grandes quantidades de dados, que podem ser numéricos, como imagens ou sons, ou simbólicos, como bases de dados, informações estatísticas, etc.

Obs.: Página em construção. Muita coisa ainda está na página antiga da disciplina.

1. Introdução

2. Técnicas Simbólicas

3. Técnicas Subsimbólicas: Redes Neurais

4. Raciocínio Baseado em Casos – Estendendo RP com um Framework de IA

5. Técnicas Estatísticas

6. Gerando Padrões: Análise de Sinais e Imagens

7. Páginas de Suporte e Tutoriais

8. Páginas de Exercícios

9. Dados para a Realização dos Trabalhos

10. Página antiga da Disciplina


Trabalho de Processamento de Imagens em Teleoftalmologia do LAPIXINCoD recebe prêmio de melhor trabalho no IEEE CBMS 2016
Posted 11 meses ago

Trabalho de Processamento de Imagens em Teleoftalmologia do LAPIXINCoD intitulado "Non-rigid Fine Adjustment of Retina Maps Acquired Using a Slit-lamp" recebeu prêmio TCCLS Best Student Paper Award  de melhor trabalho…

Trabalho de Processamento de Imagens em Teleo…
Lançamento de Livro: Developing Programming Courses with Moodle and VPL
Posted 11 meses ago

O laboratório de programação (VPL) para Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizado (AVEA) Moodle tem encontrado cada vez mais aplicação no Ensino de Ciência da Computação. Este é o livro…

Lançamento de Livro: Developing Programming C…
Publicação do LAPIXINCoD na Nature alinhada ao Ano Internacional da Luz
Posted 11 meses ago

O resultado do trabalho de doutorado do pesquisador Antônio Sobieranski do LAPIXINCoD, realizado em parceria com o MIT, foi publicado pela prestigiada revista Nature, considerada a mais importante revista científica…

Publicação do LAPIXINCoD na Nature alinhada …
Trabalho de Doutorando do LAPIXINCoD em parceria com MIT e Harvard Medical School recebe Best Paper Award no SIBGRAPI 2014
Posted 11 meses ago

O trabalho Portable Digital In-line Holography Platform for Sperm Cell Visualization and Quantification na área de Processamento de Imagens Médicas e Telepatologia, realizado pelo INCoD em parceria com MIT e…

Trabalho de Doutorando do LAPIXINCoD em parc…
Pesquisador visitante na Harvard-MIT
Posted 4 anos ago

Antonio Carlos Sobieranski é um pesquisador do INCoD atualmente trabalhando como pesquisador visitante na Harvard-MIT Health Sciences and Technology Division, no Bio-Acoustic Mems in Medicine Laboratories (BAMM Labs), Cambridge, MA.

Sua…

PreviousNext

Sobre o Autor

possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutorado Acadêmico (Dr. rer.nat.) em Ciências da Computação pela Universidade de Kaiserslautern (1996). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Medicina. É também professor e orientador de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Tem experiência nas áreas de Produção de Conteúdo para TV Digital Interativa, Informática em Saúde, Processamento e Análise de Imagens e Engenharia Biomédica, com ênfase em Telemedicina, Telerradiologia, Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico por Imagem e Processamento de Imagens Médicas, com foco nos seguintes temas: analise inteligente de imagens, DICOM, CBIR, informática médica, visão computacional e PACS. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital - INCoD. É também Coordenador Técnico da Rede Catarinense de Telemedicina (RCTM), coordenador do Grupo de Trabalho Normalização em Telessaúde do Comitê Permanente de Telessaúde/Ministério da Saúde e membro fundador e ex-coordenador da Comissão Informática em Saúde da ABNT - ABNT/CEET 00:001.78. Atualmente também é membro da comissão ISO/TC 215 - Health Informatics. Foi coordenador da RFP6 - Conteúdo - do SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital/Ministério das Comunicações. Desde 2007 é Coordenador do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina no âmbito do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde e da OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde e Coordenador do Núcleo Santa Catarina da RUTE - Rede Universitária de Telemedicina.